PR2 ARC - Caminhos do Vale do Urtigosa - Aveiro, Arouca, Rossas

Uploaded by peregrino on Jun 01, 2015
Region: Portugal

Route type: Hike Difficulty: Medium

O PR2 - Caminhos do Vale do Urtigosa, todo ele nas freguesias de Rossas e de Urrô, inicia-se pela proximidade à EN-224 e pela facilidade de estacionamento junto à Igreja Matriz de Rossas.

Iniciando então, aqui, a nossa marcha, rumando-se ao lugar de Torneiro, depois de atravessar o rio Urtigosa e um dos seus maiores afluentes: o ribeiro de Escaiba. Nesta parte do percurso poderá observar moinhos ainda em funcionamento, uma bela cascata no ribeiro, além de uma luxuriante vegetação ripícula, da qual se destaca o feto real.

Depois de Torneiro iniciará uma suave subida por um estradão florestal, aparecendo à esquerda, depois da curva, um trilho que acompanha uma antiga e lendária levada, da qual pouco resta a não ser alguns vestígios de canos enterrados no seu leito.

Siga, subindo suavemente, admirando o frondoso bosque de carvalhos, castanheiros e loureiros, entre outros, que acompanha os ribeiros de Escaiba e de Souto Redondo.

Chega, por caminhos cobertos de ramadas, ao lugar de Póvoa. Daqui irá avistar maravilhosa paisagem sobre Souto Redondo e o vale do rio Urtigosa, com Rossas ao fundo. Campos cultivados, socalcos, castanheiros, carvalhos, cerejeiras, caminhos centenários de calçada marcada por carros de bois, testemunho da sua longevidade. É por eles que seguirá até Souto Redondo.

Depois da escola iniciará a descida para Lourosa de Matos, por um caminho de charneca e depois pelo antigo caminho público.

Em Lourosa de Matos desça até ao rio Urtigosa, que atravessará por uma antiga ponte de arco, junto a um núcleo de antigos moinhos de moer cereal e linho.

Siga um caminho tradicional acompanhando o rio para jusante. Após 300 metros encontrará uma bifurcação: o caminho mais batido pela direita e o caminho mais mal definido - o antigo - pela esquerda, à sua frente. Vá por ele, dando-se conta, de imediato, que ao seu lado esquerdo corre uma levada de regadio tradicional.

Siga o caminho e depois o trilho estreito que acompanha a levada. Sem subir nem descer, à sombra fresca dos castanheiros... rapidamente alcançará o lugar da Cavada e de seguida a igreja de Rossas, que se toma como ponto de partida. Até breve!

Ficha Técnica:

Distância a percorrer

11 km – em circuito

Nível de Dificuldade

Baixo/Médio

Desníveis

Um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados

Tipo de Caminho

De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha

Duração do Percurso

Cerca de 5 horas

Mais Informações:

Rossas

De Rossas se diz que provém do latim ruptas - terras desbravadas e arroteadas para se tornarem férteis. Cercada por montanhas, Rossas é também atravessada, no seu vale mais populoso, pelos rios Arde Urtigosa.

No centro desse vale encontra-se a capela de Nossa Senhora do Campo, onde anualmente, com grande participação de devotos, se realizam as respectivas festividades.

Os limites da freguesia encontram-se demarcados com marcos em pedra com a cruz de Malta gravada.

A igreja matriz, belo exemplar de construção granítica, tem características românicas. O corpo actual parece datar da segunda metade do séc. XVI.

Urrô

Diz-se de Urrô que provém de orriolo ou arriola que significa pequeno vale.

Atravessada pelos rios Arda e Urtigosa, a freguesia de Urrô estende-se pela encosta da Serra da Freita, tendo bem lá no alto a aldeia do Merujal, próxima da qual se ergue a secular Capela da Sr.ª da Lage.

Em Urrô fica o chamado “Couto do Muro”, cume da que se julga ser uma importante estação arqueológica. No alto do serro, o coto tem três plataformas. Na base, encontram-se, com designações de si significativas, os lugares da Cividade e de Campo de Abade.

A igreja de S. Miguel de Urrô, de belo recorte arquitectónico, e com o interior rico em talha dourada, prolonga, numa espécie de galilé, descoberta, o seu plano fronteiro onde, contíguo, se eleva um magnífico campanário, aparelhado de forma regular, sobre um arco de volta perfeita, de estilo românico. Declarada imóvel de interesse público, em 1951.

Rio Urtigosa

Este rio nasce na freguesia de Urrô de um conjunto de riachos que escorrem da encosta norte da Freita. Correndo no sentido Sul-Norte, entra na freguesia de Rossas onde desagua, depois de se juntar ao Escaiba, no rio Arda, afluente do Douro. O Urtigosa é marginado por vegetação abundante, onde predomina o salgueiro, o amieiro, o choupo e o castanheiro e por velhos moinhos de moer cereal, alguns deles ainda em actividade.